15 de jan. de 2009

UM NOVO PERÍODO SE INICIA !!!

As primeiras mudanças que estão ocorrendo na SMAS já nos permitem dizer, fazendo uma analogia com um importante período sócio-histórico do Brasil, que acabamos de sair da DITADURA MILITAR e entramos na fase da DEMOCRACIA BURGUESA.

Isso é sem dúvida um avanço, mas não nos iludamos em pensar que estaremos agora “voando em céu de brigadeiro’...

A impossibilidade de diálogo da base com a gestão e o covarde autoritarismo expresso pelo descarado assédio moral são tristes particularidades do último gestor que serão enterradas no canto mais indígno da história da SMAS.

Mas se por um lado os novos sujeitos que estão à frente da nossa secretaria ocupando cargos de gerência já assumiram publicamente que a truculenta era das perseguições e advertências chegou ao fim, por outro aqueles sujeitos que acabaram de sair pela porta dos fundos (sem deixar qualquer pingo de saudade para o Serviço Social) deixaram muitos dos seus capatazes que, agora sem o aval de cima, terão que encontrar outras formas de controle diferentes da “força”.

O problema que se coloca para esses é que numa democracia (mesmo burguesa), a direção é mais importante que o domínio. Ou seja, numa democracia a conquista da hegemonia se dá muito mais pelas idéias do que pela força. E pensar nunca foi o forte desse povinho...

Um novo período se inicia! E como dizia minha avó: a vida é uma roda gigante...

Um comentário:

Livia disse...

É isso ai camaradas... Continunando na linha da sabedoria popular.... Depois da tempestade, vem a bonança...
Saudações